Descubra os principais motivos da acne adulta

A acne adulta nas mulheres tem suas peculiaridades, como aparecer na região do pescoço, do queixo e da mandíbula e piorar no período pré-menstrual.

Então você achou que, passada a adolescência, estaria livre das espinhas? Pois elas também costumam dar as caras em mulheres com mais de 25 anos. Descubra as causas mais comuns:

Disfunções hormonais
Mexeu com hormônios, mexeu com a pele. E, no caso deles, os desequilíbrios têm causas variadas, que vão desde doenças, como a síndrome do ovário policístico, até condições em períodos específicos, como o pré-menstrual. Na prática, a produção desregulada, geralmente caracterizada pelo aumento dos hormônios masculinos, estimula o trabalho das glândulas sebáceas, que produzem óleo em excesso e inflamam. Se for o seu caso, uma visita a um especialista, como ginecologista, endocrinologista ou dermatologista, é uma atitude imprescindível.

Stress descontrolado
Já notou como tempos turbulentos na vida fazem até a pele sofrer? De novo, a culpa é dos hormônios. “O estresse induz o organismo a aumentar a produção de alguns deles, em especial o cortisol, que estimula o trabalho das glândulas sebáceas”, explica a dermatologista Karla Assed, do Rio de Janeiro. É uma ótima desculpa para manter o estresse sempre sob controle. Meditação, exercícios de respiração e relaxamento ajudam bastante. Atividades físicas — vale desde academia até correr no parque — também atuam na diminuição da ansiedade.

Alimentação desbalanceada
Alimentos calóricos, gordurosos e com teores elevados de açúcar possuem alto índice glicêmico. Na hora de digeri-los, o organismo tem de produzir uma quantidade grande de insulina, induzindo a inflamações. Além disso, pesquisadores acreditam que há uma ligação entre espinhas e o consumo excessivo de leite e derivados. Reduzir esses itens, assim como trocar as farinhas brancas pelas integrais, é uma ótima ideia. Invista em alimentos com ômega 3, como salmão (que regula a insulina), e em oleaginosas, que contêm zinco e estabilizam a produção de sebo.

Cosméticos pesados
Já usou um creme diferente do habitual e notou que, depois, apareceram espinhas? Isso acontece quando utilizamos produtos que não são adequados para nosso tipo de pele. Eles bloqueiam os poros e impedem a saída do sebo. Dormir com o rosto maquiado tem o mesmo efeito. E não custa lembrar: pincéis sujos acumulam bactérias, que entram no folículo piloso e inflamam a glândula sebácea. Por isso, só use cosméticos indicados para você, jamais vá para a cama maquiada e cuide bem dos seus pincéis.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s