Este japonês criou um corte de cabelo inspirado na poda das rosas

E para acompanhar a “lapidação” precisou de uma tesoura especial...

Foi em outubro passado que conheci o senhor Lauro Sakamoto e entreguei a ele meu cabelo para que demonstrasse sua técnica. Ainda não cortei o cabelo de novo, confesso. Mas fiquei encantada com a história daquele senhor japonês que observou a delicadeza da poda das rosas e decidiu que os fios do cabelo precisavam do mesmo cuidado para crescer fortes e saudáveis.

Um breve histórico

Lauro é cabeleireiro desde os 19 anos. Ao passar uma temporada cuidando de plantas no Japão, notou que poderia transpor o princípio de que uma rosa deve ser podada na diagonal ao corte dos cabelos. “A estrutura cilíndrica dos fios de cabelos é parecida com os talos das rosas. Então, com uma ferramenta de corte, a ponta do fio seria segmentada na vertical, sempre a seco, o que possibilita maior captação de oxigênio, garantindo um crescimento mais rápido com mais saúde para se desenvolver”, explica ele comparando as atividades.

Este já não era o método convencional de corte de cabelos. Então ele nomeou a técnica de lapidação de cabelos, como uma joia que é lapidada simetricamente de acordo com seu tamanho original. Para acompanhar a nova técnica, ele precisava de uma tesoura que ainda só existia em sua imaginação… Foram quase dez anos até conseguir desenvolver a tesoura “3 em 1”: “A primeira tentativa foi colar duas tesouras iguais com resina epóxi. Não funcionou. Depois de alguns anos, encontrei um ferramenteiro de joalheiro que me ajudou a desenvolver as exclusivas e devidamente patenteadas tesouras Dupla e Tripla”, conta.

Agora, este conceito já está nas mãos da segunda geração: as filhas, Kelly e Luma, instigadas pela forma de pensar inovadora do pai, buscaram conhecimento em tricologia, a ciência que estuda o cabelo, para expandir as possibilidades de trabalho.

(Reprodução//Este japonês criou um corte de cabelo inspirado na poda das rosas/Divulgação)

Benefícios da lapidação de cabelos

A técnica proporciona saúde aos fios, realçando a verdadeira beleza do cabelo e garantindo praticidade para o dia a dia.

  • Oxigenação – a área de oxigenação dos fios é ampliada, o que favorece o crescimento e o fortalecimento dos cabelos;
  • Movimento – a lapidação proporciona leveza e harmonia aos fios;
  • Volume – o uso das tesouras na vertical favorece o encaixe entre os fios, sem o efeito “vassoura”, permitindo o controle do volume dos cabelos;
  • Maciez – os fios lapidados imediatamente apresentam aspectos de tratamento, pois as pontas danificadas são removidas e realinhadas;
  • Brilho – os fios lapidados apresentam mais vitalidade e o brilho natural é realçado;
  • Estilos – é possível fazer qualquer corte, desde o curto “pixie”, o médio “bob” ou o longo “repicado”, além dos cortes masculinos;
  • Comprimento – com a escala milimétrica da tesoura tem-se um melhor referencial, o que permite lapidar os cabelos sem mexer no comprimento.

 

 

(Reprodução//Este japonês criou um corte de cabelo inspirado na poda das rosas/Divulgação)

(Reprodução/Divulgação)

* O salão Kimio Hair fica em Indaiatuba, interior de São Paulo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s