Como educar sua mente para evitar compras por impulso

Respirar e contar até 10 não está funcionando e a fatura do cartão de crédito só cresce? Vem cá...

Se é verdade que o impulso de uma compra pode proporcionar prazer instantâneo e melhorar o humor, também é verdade que os benefícios da “terapia da compra” têm curta duração, podendo gerar efeitos colaterais negativos a longo prazo, como perda da autoestima, remorso e culpa.

Então, como sair deste ciclo de impulsividade e evitar compras desnecessárias? A resposta está em aprender a dominar as emoções, já que uma postura impulsiva pode dificultar a reflexão, a lógica e o autocontrole.

psicóloga clínica Joanne Corrigan, especializada em terapia focada em compaixão, explica que, para evitar emoções desconfortáveis ou quando nos sentimos deprimidos, recorremos a recompensas imediatas para nos sentirmos bem naquele momento. Mas, segundo ela, o cérebro humano já está equipado com o que precisamos para ser felizes, basta que a gente mantenha o foco em sentimentos de gratidão e compaixão.

A química também ajuda: quando estamos ansiosos, liberamos adrenalina, cortisol e dopamina; se ativarmos a parte do cérebro responsável pela endorfina e oxitocina, teríamos uma reação diferente sem precisar comprar nada, nada. Talvez valha mesmo a pena contar até 20 da próxima vez…

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s