Hygge: o conceito dinamarquês sobre felicidade e bem-estar

Saiba como adotar em seu dia a dia o termo usado pela nação considerada a mais feliz do mundo.

Considerado o país mais feliz do mundo segundo a ONU, a Dinamarca possui, assim como a palavra saudade aqui no Brasil, o termo Hygge. Sem tradução em outras línguas e com origem no século 19, o vocábulo é considerado único pelos escandinavos e tem seu significado ou “tradução” ligado a sentimentos, alma, bem estar e aconchego.

Por conta dos longos invernos escandinavos e poucas horas de luz nesses períodos, os dinamarqueses passam muito tempo dentro de suas casas, e surge daí a explicação para um termo com o significado tão amplo.

Sentar-se em frente à  lareira e apreciar um bom chá, reunir-se com família e amigos, não seguir regras extremamente rígidas de vida ou alimentação e ter um tempo para si mesmo. Essas são algumas das descrições que traduzem o Hygge.

Portanto, se você achou interessante e quer aderir ao conceito para sua vida, comece com estas pequenas atitudes em sua rotina:

  • Preocupe-se com o conforto: criar ambientes ou situações aconchegantes para você e as pessoas que a cercam, isso é primordial na filosofia Hygge.
  • Bem-estar: procure fugir de acontecimentos ou pessoas que não te tragam bem-estar ou felicidade.
  • Não se prenda à regras: alimentação, estilo de vida, preocupações –  tente não se aprisionar nem se privar de coisas boas e que fazem bem à sua alma.
  • Exclua a palavra “forçado” de seu vocabulário: qualquer atitude, ação ou comportamento que seja contra a sua vontade fará mal a você e vai totalmente contra a filosofia do Hygge.
  • Tempo: tire um tempo de qualidade e realmente apreciado, para você e também para quando estiver com pessoas que ama.

Confira algumas obras literárias que podem te ajudar a entender melhor o Hygge:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s