Angelina Jolie personifica a mulher do perfume Mon Guerlain

Defensora dos direitos humanos, a atriz representa a nova fragrância da marca.

“Por trás de toda fragrância existe uma história”, começa Thierry Wasser, perfumista da Guerlain. Em uma entrevista na tarde desta quinta-feira (30), ele me contou sobre o Mon Guerlain, perfume que chega às lojas em maio com uma proposta para lá de contemporânea. Enquanto conversávamos sobre o processo criativo, eu pude entender que desenvolver uma fragrância vai muito além de reunir bons cheiros. Como ele mesmo me resumiu, “criar um perfume é contar uma história. Em vez de letras, eu uso notas essenciais”.

Aos poucos, ele foi destrinchando, parágrafo a parágrafo, a história de Mon Guerlain. “Há quatro anos, me peguei pensando sobre como comemoraríamos o aniversário de 190 anos da Guerlain. E, quando parei para pensar, todo nosso sucesso foi pautado por figuras femininas importantes. Nós trabalhamos para enaltecer a beleza feminina. Então o que poderia ser melhor do que reunir essas duas coisas?”

Nota por nota, ele explicou as escolhas. “Cada um dos ingredientes têm um significado importante para mim. Não só pessoalmente, mas culturalmente”. A lavanda, nuance que se sobressai logo na primeira borrifada e confere frescor, é tida como a nota da verdade, da coerência. “O jasmim Sambac, uma versão bem menor do jasmim de cinco pétalas que conhecemos, vem do Sul da Índia. Além de ser uma das flores favoritas de Jean-Paul Guerlain, fundador da maison, é também a escolhida para ser usadas em coroas e colares que são dados de presente para alguém, para celebrar pessoas ou ocasiões”, conta ele.

“Eu vejo o jasmim Sambac como um elemento que representa a importância social da mulher para a comunidade”. O sândalo, nota amadeirada responsável pelo lasting do perfume, representa a resiliência. “É como a necessidade de lutar constantemente pelos seus direitos dentro de uma atmosfera que nem sempre é favorável a você”, disse ele. Já a baunilha, elemento presente em várias das criações de Guerlain, foi escolhida para remeter ao conforto, quase como um abraço, um amor materno. Não necessariamente a procriação, mas, sim, o carinho com o próximo, cuidar dele. O que também justifica o fato de chegar às lojas bem na época do Dia das Mães.

Você deve estar se perguntando: “E onde entra Angelina Jolie nessa história?“. É bem aqui. Quando estavam com toda a proposta do perfume pronta e assinada, ela foi escolhida para representar essa mulher. Mas longe de uma imagem idealizada. “Enquanto eu crio, eu não visualizo uma pessoa ideal. Mas, se você me perguntar se a Angelina resume bem a  proposta de Mon Guerlain, eu digo a você que sim, ela é perfeita. Por outro lado, esse perfume é cheio de facetas justamente para homenagear a todas as mulheres, sejam elas quem forem, com quais diferenças tiverem.” Não é sobre incentivar as mulheres a idolatrarem Angelina. Mas, sim, de dar a chance de falarmos sobre feminismo em contextos que fogem à regra. E foi por isso que Angelina aceitou o convite. “Ela só topou quando contamos a ela exatamente o que estou contando a você. Foi a celebração à força da mulher que a trouxe para o nosso lado”. Mas, como uma atriz premiada, mãe de vários filhos e embaixadora da ONU, entre outras qualidades, nada mal sermos representadas por ela, não é?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s