Atrizes da Globo fazem protesto e José Mayer é afastado

A emissora liberou uma nota pública falando sobre a decisão tomada em relação ao ator.

As atrizes da Rede Globo começaram hoje, via Instagram, uma onda de protestos contra o assédio sexual e o machismo no local de trabalho, incitada pela acusação feita por Susllem Tonani, figurinista da emissora, em relação ao comportamento de José Mayer. Em sua denuncia, ela diz que o ator começou a assediá-la há 8 meses com cantadas, que evoluíram para atos que não tinham o consentimento dela.

Sophie Charlotte, Drica Moraes, Alice Wegmann, Taís Araújo, Cris Vianna e mais atrizes postaram fotos da frase “Mexeu com uma, mexeu com todas #chegadeassédio” e até mesmo vestindo, literalmente, a camisa do movimento.

#mexeucomumamexeucomtodas #chegadeassedio

A post shared by Sophie Charlotte (@sophiecharlotte1) on

no domingo passado, estive reunida com algumas das mulheres que mais admiro para discutir um assunto importantíssimo que ainda é, infelizmente, muito recorrente no nosso país. o assédio, moral e sexual, merece um basta – e já! ele não pode mais ser "normal". precisamos inventar um "novo normal"; sem constrangimento, piadinhas e sem abuso de poder. é pra frente que se olha, de mãos dadas com o coletivo, com toda a empatia e sororidade. juntas, somos mais potentes, mais seguras, corajosas e confiantes. esse movimento não é sobre um caso só. nosso propósito vai muito além. denuncie, fale com o seu superior, com amigas que você confia; procure o RH, não se cale!!! mulherada, os tempos mudaram! agora é assim: MEXEU COM UMA, MEXEU COM TODAS!!! #mexeucomumamexeucomtodas #chegadeassédio

A post shared by Alice Wegmann (@alice.weg) on

#MexeuComUmaMexeuComTodas #ChegaDeAssédio

A post shared by Tais Araújo (@taisdeverdade) on

Atentas e unidas! #mexeucomumamexeucomtodas #chegadeassédio

A post shared by crisvianna (@crisvianna) on

Motivada pela denúncia e pela reação das pessoas em relação à atitude do ator, a Globo decidiu suspender José Mayer da emissora por tempo indeterminado e liberou uma nota de esclarecimento.

Leia na íntegra:

“Em relação à denuncia de assédio envolvendo o ator José Mayer e a figurinista Susllen Tonani, a Globo reafirma o teor da nota divulgada na última sexta-feira, quando afirmou que o caso foi apurado e que as devidas providências estavam sendo tomadas. Naquela nota, a emissora enfatizou que repudia toda e qualquer forma de desrespeito, violência ou preconceito. E que zela para que as relações entre funcionários e colaboradores se deem em um ambiente de harmonia de acordo com o Código de Ética e Conduta do Grupo Globo. Esta convicção da Globo foi reafirmada para um grupo de atrizes, diretoras e produtoras, reunidas no domingo à noite, quando a emissora informou que, apurado o caso, tomou a decisão de suspender o ator José Mayer de produções futuras dos estúdios Globo por tempo indeterminado. O ator foi notificado na segunda-feira dessa decisão. Sobre a iniciativa de funcionários, colaboradores e executivos de usar hoje camisetas com os dizeres ‘Mexeu com uma, mexeu com todas’, a Globo se solidariza com a manifestação, que expressa os valores da empresa. O ator José Mayer, de enorme talento e com grandes serviços prestados à Globo e as artes brasileiras, certamente terá oportunidade de expressar seus sentimentos em relação ao triste episódio e esclarecer que atitudes pretende tomar. A Globo lamenta que Susllen Tonani tenha vivido essa situação inaceitável num ambiente que a emissora se esforça cotidianamente para que seja de absoluto respeito e profissionalismo. E, por essa razão, pede a ela sinceras desculpas”.

José Mayer também escreveu uma carta aberta pedindo desculpas por seus atos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s