Mariana Xavier: “já fui vítima da ditadura da magreza”

Em conversa à ESTILO, a atriz falou um pouco sobre sua rotina de beleza e sobre autoestima.

Mariana Xavier está arrasando como Abigail na novela A Força do Querer, uma secretária cheia de atitude e que se ama que irá se transformar em uma modelo plus-size. Na vida real, ela é bem parecida – ainda bem! Super animada e segura de si, a atriz, que criou o Mundo Gordelícia, seu próprio canal no Youtube, há pouco tempo, levanta a bandeira do amor próprio e do empoderamento, mas sem querer parecer perfeita todas as horas.

A sua personagem é superpoderosa e segura de si e você na vida real também é dessa maneira. Você passou por algum processo de auto aceitação? Como foi?

Eu fiz um vídeo no meu canal chamado “De repente gorda” que conta bem como foi meu processo. Ao contrário do que muitos pensam, eu não fui sempre uma militante e também fui vítima da ditadura da magreza.

Até uns 18 anos, eu tinha o peso estável, mas quando me mudei para o Rio de Janeiro e entrei na faculdade, comecei a engordar um pouco. Apesar de não ter ganho muito peso, entrei em pânico imediatamente e comecei a tomar remédio para emagrecer. A partir de então, dos 18 aos 26 anos, comecei a ter um efeito sanfona que foi aumentando a margem cada vez mais.

entrei em pânico imediatamente e comecei a tomar remédio para emagrecer.

Marina Xavier

Quando tomei consciência do que estava fazendo comigo, minha preocupação número um passou a ser minha saúde. Eu parei de tomar remédio e assumi meu corpo como ele é. Neste mesmo momento, minha carreira deslanchou, o que me ajudou bastante neste processo que não foi nada fácil.

Apesar de hoje me dar bem comigo mesma, não tento me mostrar como a “mulher maravilha” sem problemas. Gosto de fazer todos verem que, gordas ou magras, todas as mulheres tem dias bons e ruins.

Em um momento em que o body positivity está em alta, o que você diria para meninas e mulheres que buscam melhorar a auto estima em relação ao próprio corpo?

A primeira coisa que eu acho importante é buscar referências positivas e próximas da realidade. Siga pessoas nas redes sociais e leia coisas que vão fazer você se sentir melhor e não o contrário. É importante a gente se blindar o máximo possível! Veja se seguir uma blogueira fitness, por exemplo, te ajuda a conquistar um estilo de vida melhor ou se te faz sentir mal por não ter o corpo dela, entendeu? A pergunta que temos que nos fazer nesta faxina mental é: Em quem eu estou me inspirando?

Para quem tiver oportunidade, acho legal também fazer terapia, mas existem diversos outros caminhos, como canais de Youtube, que ajudam neste empoderamento e na autoestima. O principal é amar seu corpo e entender que ele carrega sua historia! Nossos valores como seres humanos são muito mais importantes que nosso físico, até porque ele é a parte mais descartável e mutável de quem somos.

Quais são suas preferências em relação à maquiagem?

No dia a dia, os produtos que realmente fazem diferença para mim são máscara de cílios, blush e batom. Se eu não estou com vontade de fazer um make completo, acho que eles já dão conta de dar um ar de saúde.

E como funciona sua rotina de make?

Eu não tenho uma rotina específica, existem dias que eu acordo e quero me maquiar, mas gosto de andar sem make também, depende bastante do dia. Eu gosto de desconstruir esse mito de que as celebridades andam sempre super produzidas e faço questão de me mostrar também quando estou natural. Não acho saudável esse pensamento de que para estar bela, é preciso estar maquiada. Essa escravidão que a vaidade pode nos trazer não é legal.

Existe algum produto que você use todos os dias sem falta?

Eu gostaria de falar que passo hidratante todos os dias, mas eu não sou muito boa em ter essa rotina de produtos. Por ter melasma, uma coisa indispensável é protetor solar, seja em dias nublados ou até mesmo nos de chuva, então eu aproveito para usar um que tenha cor para já dar acabamento na minha pele.

Sobre seu melasma, além do protetor solar, existe mais alguma coisa que você faz para cuidar?

Eu fiz microagulhamento por algum tempo e gostei bastante do resultado, mas com a minha agenda corrida, não tive tempo de continuar. Tenho vontade de fazer laser para ver qual seria o resultado.

E as famosas receitinhas caseiras de beleza? Você é adepta a alguma?

Quando eu era mais jovem, fazia de tudo em casa! Tentava fazer creme hidratante para os cabelos com babosa, ovo, iogurte… e para esfoliar a pele, usava bastante a mistura de açúcar com óleo de amêndoas, mas hoje em dia não tenho costume.

Você tem alguma preocupação no quesito beleza?

Por ser misto, ou seja, raízes oleosas e pontas secas, meu cabelo é o que requer mais cuidado, ainda mais agora que descolori um pouco para a novela. Nessas horas, o shampoo seco é meu melhor amigo.

Falando sobre seus cabelos, você tem algum cuidado especial agora que eles estão mais claros?

Eu deveria ter, mas não sou muito boa para ter uma rotina de tratamentos. Meu cabeleireiro até me dá os cremes que eu tenho que passar, mas são raras as vezes que faço, até porque não tenho um tempo fixo para fazer isso. Se eu tiver que escolher entre sair com meus amigos ou cuidar dos meus cabelos, tenha certeza que vou preferir me divertir.

Existe alguma mudança radical que você tenha vontade de fazer, mas não tenha coragem?

Acho que todas as mudanças que eu tive vontade de fazer, eu fiz. Já tive os cabelos bem curtinhos e com franjinha, algo que não seria recomendado por eu ser gordinha e ter o rosto redondo, mas eu amei! Acho também que minha profissão me permite mudar bastante, até porque é na hora da caracterização que personagem nasce. Eu sempre brinco que ser atriz me permite ter varias vidas em uma só encarnação.

Você é adepta a alguma atividade física específica?

Eu estipulei uma meta realista e saudável para minha vida: ir à academia três vezes por semana e, por não gostar de ter uma rotina fixa, meu método para não abandonar a atividade física foi diversificar o máximo que eu posso. Eu amo dançar, isso é algo que não me canso nunca, mas já fiz musculação, muay thai… Eu tento encaixar qualquer atividade física nos meus horários.

E você faz mais alguma coisa em relação ao corpo?

Eu tenho feito alguns tratamentos estéticos com o intuito de modelar meu corpo, e não de emagrecer, e já tive resultados muito legais. Comecei a sentir minha pele mais firme e minhas celulites melhoraram. O mais importante é achar um profissional de estética que entenda seu gosto e que respeite o que você quer e não que tente te encaixar no padrão que ele considera bonito.

Como é a sua alimentação?

Eu tento fazer escolhas saudáveis no meu dia a dia, mas não me privo de nada. Eu como de tudo, mas em menor quantidade do que costumava, e não hesito e comer pizza ou hambúrguer quando me dá vontade. O importante é saber balancear bem para que a dieta não pareça uma prisão.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s