Athleisure: porque o visual esportivo está dominando as passarelas, o street style e as mídias sociais

Neste primeiro texto, a WGSN, autoridade mundial em análise de comportamento e previsões de tendências para a indústria criativa, fala sobre a força da tendência esportiva.

Não é novidade que a moda esportiva tem invadido o guarda roupa de mulheres no mundo todo, que cada vez mais optam por tênis no lugar de saltos, calças joggers feitas de materiais confortáveis e até peças de moletom que não ficam só reservadas para dias frios na academia. Conhecida como Athleisure (a mistura entra as palavras athletic + leisure), o termo que já entrou para o dicionário significa ‘roupas casuais feitas para serem usadas para a prática de exercícios e para uso geral’, e é uma resposta a um desejo crescente de consumidoras por peças mais práticas e confortáveis.

Instagram Khloe Kardashian

Instagram Khloe Kardashian

Diferente do que muitos pensam, a tendência Athleisure vai muito além de calças legging e sneakers. Ela ganhou popularidade na medida em que cada vez mais consumidores são adeptos a um estilo de vida saudável e prático, e tomou uma proporção tão grande que tais consumidores já podem ser divididos em diferentes tribos de estilo. As ‘#ProteinPrincesses’, por exemplo, ganharam popularidade graças ao boom das mídias sociais, e seu principal foco é mostrarem seus corpos sarados, rotina de exercícios e alimentação nessas redes. São meninas como Gabriela Pugliesi e até Khloe Kardashian, que malham todos os dias e transformaram seus corpos em seu principal acessório de estilo, usando o lado mais atlético da tendência praticamente 24 horas por dia.

Reprodução ADAY

Reprodução ADAY

Porém, a Athleisure não é necessariamente voltada apenas para musas fitness e para peças de performance. Influenciadas pelas ruas, marcas como Alexander Wang e Rag & Bone criam peças-desejo para fashionistas que as misturam com outras peças de luxo, removendo as linhas tradicionais e criando looks que unem o casual e o formal, o esportivo e a moda. O objetivo é criar um look que, apesar de confortável e funcional, é contemporâneo e estiloso. 

Adidas

Adidas

A força da tendência Athleisure vem principalmente da necessidade de pessoas que vivem vidas corridas por peças que se adaptem a tal estilo de vida, ou seja, peças que sejam funcionais e confortáveis, mas que não comprometam o estilo, e por isso vemos que cada vez mais marcas olhando para esse nicho. Sejam marcas esportivas como a Nike, que criou a NikeLab principalmente para desenvolver coleções em parcerias (como Nike x Olivier Rousteing), ou o oposto, onde marcas de moda feminina desenvolvem linhas esportivas, como a Stella McCartney para adidas, o fato é que o athleisure já roubou grande parte do market share da indústria de vestuário, e não mostra nenhum sinal de que deve diminuir nos próximos anos. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s