Camisetas de bandas se tornam peças desejo da moda

Artistas e marcas firmam parcerias e transformam a camiseta – também conhecida como merch – uma das peças mais hype do street style atual

Nós já falamos aqui sobre o retorno dos anos 90, consequência de um sentimento de nostalgia que atinge, principalmente, a geração Millenial. Além das gargantilhas, dos mom jeans e dos logos, os anos 90 também resgataram as camisetas de banda como uma peça de moda. A exclusividade criada por estoques limitados e coleções desenvolvidas em parcerias entre marcas e artistas deixou a camiseta – também conhecida como merch – como uma das peças mais hype do street style atual.
Parcerias entre artistas pop e marcas do momento ficam cada vez mais populares – como a coleção de merchandising de Justin Bieber, criada em parceria com a marca Fear of God, usando uma estética gótica típica das bandas de metal como Metallica e Iron Maden. A coleção do último álbum do Kanye West, The Life of Pablo, também usa fontes góticas e mostra como bandas e marcas estão cada vez mais entrelaçadas, e prova a força dessas camisetas como uma tendência nas ruas de cidades do mundo todo.

justin bieber

No Brasil, a marca Cotton Project também explorou essa tendência em sua última coleção, apresentada durante o SPFW N42, em Outubro. A coleção foi dividida em duas partes, e apresentou peças em parceria com a banda Aymorécos e com o duo eletrônico Selvagem, para criar camisetas e bombers com a estética de merch.

Cotton

Agora, marcas aproveitam esse desejo e criam suas próprias peças de merch. A parceria entre a Kenzo e H&M trouxe um modelo inspirado em camisetas de banda, assim como o último desfile da Stella McCartney, que criou uma camiseta com estampa localizada e fonte inspirada nos anos 80 escrito “No Leather” (sem couro, em tradução livre). As marcas Vetements e Opening Ceremony também criaram peças de merch do Snoop Dog e Beethoven, respectivamente – mesmo não sendo fruto de uma parceria.

Kenzo x H&M)

Em um cenário onde os consumidores que ditam as tendências, a força da camiseta de merch existe por ser uma peça feita e vendida diretamente para fãs. Porém, com estoques limitados, o foco dessas peças fica na exclusividade, e não necessariamente em consumidores que apoiam suas bandas preferidas. A camiseta deixa de ser um souvenir, e vira um fashion statement.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s