Esportivo urbano: a evolução da tendência

O encontro entre moda e esporte, que existe desde 2010, está sendo atualizado.

De Londres a Tóquio e NY a LA, a tendência de streetwear Esportivo Urbano tem sido acompanhada pela WGSN há algum tempo. Mas, agora, com o início da volta dos anos 2000 na moda, ela está tomando novas proporções e se tornando uma tendência chave comercial para o público jovem. No ápice do encontro entre a moda e o esporte, marcas de streetwear ganham o status de “cult” – como a Supreme, que lançou uma coleção com a Louis Vuitton. Outros exemplos são as marcas de moda que lançam parcerias com pegada esportiva, como foi o caso da Vetements x Champion e Alexander Wang x Adidas. Até varejistas norte-americanas de luxo estão trabalhando nessa tendência, com a Nordstrom, que criou uma pop-up store para vender marcas esportivas coreanas – onde a tendência está especialmente forte.

(WGSN/Reprodução)

Essa tendência esportiva, que existe desde 2010, está sendo atualizada com peças que também conversam com a tendência genderless. As silhuetas relaxadas de moletons e calças jogger permitem que as peças não sejam definidas por gêneros. Esta é uma estratégia importante para gerações mais novas, que têm ganhado cada vez mais atenção em campanhas e lookbooks, e alimenta a discussão da fluidez de gêneros. Na mesma linha, o azul em tom pastel também é uma cor importante para o movimento. Além disso, o tom suaviza a produção esportiva, que muitas vezes é trabalhada com propriedades de performance como materiais à prova de variações climáticas – visto principalmente nas passarelas da Versus.

(WGSN/Reprodução)

Outra forma de atualizar o look são os aviamentos e outros detalhes inusitados. Zíperes oversized, aplicações de renda e cadarços em itens inesperados – como em bonés – são alguns dos recursos para deixar esse look mais moderno. A mistura de proporções também é chave: moletons (a peça must-have do streetwear jovem) são usados como vestidos, e bodies justos são usados com calças joggers oversized para um visual que remete – e muito! – aos anos 2000. Além disso, vemos que a febre dos sneakers também passou a fazer a cabeça de jovens meninas. Se antes a peça desejo era uma bolsa, ou até mesmo um sapato, hoje vemos que os modelos de tênis, como o criado por Rihanna para a Fenty Puma, estão ganhando ainda mais destaque.

(WGSN/Reprodução)

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