Maximalismo Minimal é a tendência da vez

T-shirt de cetim, babados, cores contrastantes: espere ver cada vez mais esse look nas ruas

O mundo da moda tem se tornado mais e mais interessado em fundir conceitos aparentemente conflitantes. Já vimos os guarda-roupas masculinos e femininos misturados na estética genderless e as temporadas, que também estão diluídas. Agora, vemos que a estética maximalista onde o “mais-é-mais”, repopularizada pelo estilista da Gucci, Alessandro Michele, começa a ser repaginada com elementos minimalistas. Por mais estranho que possa parecer, essa estética está sendo impulsionada por marcas contemporâneas modernas como Mansur Gavriel, Ellery e Christopher Kane, o que mostra que vale a pena prestar atenção nessa tendência.

Maggie Marilyn

Maggie Marilyn (Maggie Marilyn/WGSN)

Diferente do maximalismo, que tem suas idas e vindas, o minimalismo tende a ser uma constante na moda, e não apenas uma tendência. O estilo é normalmente associado a cores neutras, como preto e branco, a linhas simples e poucos detalhes, e é uma referência de moda desde a estética minimal japonesa dos anos 80, passando pelo minimalismo dos anos 90 e até 2000, quando Phoebe Philo assumiu a marca Celine e popularizou o conceito na moda de rua.

Ellery

Ellery (Ellery/WGSN)

Porém, ao mesmo tempo que o minimalismo permanece constantemente na moda, o maximalismo muitas vezes ganha tanta atenção quanto, o que mostra que uma estética não necessariamente elimina a outra.

Agora, um novo tipo de experimentação está emergindo com novos designers criando silhuetas minimalistas que chamam atenção por seus detalhes dominantes, e cartela mais ousada. Além da própria Gucci como percursora do novo interesse no maximalismo, o Instagram também é um dos grandes impulsionadores desse desejo pelo chamativo. Com as marcas tão imersas na rede social, as coleções atualmente são feitas para se destacarem no Instagram, onde formas e cores marcantes chamam mais atenção no meio das 95 milhões de imagens publicadas diariamente na rede.

Narciso Rodriguez

Narciso Rodriguez (Narciso Rodriguez/WGSN)

O estilo essencialmente é uma fusão Maximalismo Minimal de diversos elementos, como o formalwear com o casual, t-shirts básicas feitas de cetim, e cores contrastantes sobrepostas para um efeito imagético mais chamativo. O uso de detalhes exagerados em peças lisas também é essencial para criar esse look, então veremos ilhóes e babados oversized de uma forma mais limpa. Apesar de parecer conceitual, a moda já está de olho nessa nova combinação estética desde o ano passado – então espere ver cada vez mais esse look nas ruas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s