CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR R$ 14,90/MÊS

Escova inteligente escuta o cabelo e avalia frizz e ressecamento

Lançamento da Kérastase envia os dados da saúde dos cabelos para o celular

Por Elisa Duarte Atualizado em 20 jan 2020, 18h32 - Publicado em 12 mar 2017, 13h30

Um relatório publicado pelos cientistas da L’Oréal mostrou que uma escovação muito enérgica dos cabelos provoca danos aos fios, incluindo quebra e pontas duplas. Isso é tudo que não queremos, afinal, escovamos os cabelos para cuidar deles, certo?

A Kérastase em parceria com a Withings, criou a Kérastase Hair Coach Powered by Withings. Com esse nome e sobrenome, a escova avalia a qualidade dos fios e mede os efeitos das diferentes rotinas de cuidados com os cabelos. Quer dizer, minimiza os riscos de quebra, graças aos múltiplos sensores que permitem captar informações sobre a qualidade dos fios e sobre os padrões de escovação.

Os sensores incluem:

· Um microfone que registra o som gerado pela escovação e capta os padrões para fornecer informações precisas sobre a maleabilidade, o grau de frizz, o ressecamento, as pontas duplas e a quebra dos fios.

· Células de força em 3 eixos que medem a força aplicada ao fio e ao couro cabeludo durante a escovação.

Continua após a publicidade

· Um acelerômetro e um giroscópio que ajudam a analisar mais detalhadamente os padrões de escovação e contam o número de passagens da escova, com um retorno tátil que alerta o usuário caso os movimentos forem vigorosos demais.

· Sensores de condutividade para determinar se a escova está sendo usada em cabelos secos ou molhados, para fornecer uma medição capilar precisa. A própria escova é à prova de borrifos de água.
Estes sensores transmitem os dados coletados automaticamente, via Wi-Fi ou Bluetooth, a um aplicativo móvel dedicado, que em seguida considera os fatores meteorológicos como umidade, temperatura, raios UV e vento, o que também influencia na maleabilidade e na qualidade dos cabelos. Ao rastrear a forma como a pessoa penteia os seus cabelos e levar em conta os aspectos da vida diária, o aplicativo da escova inteligente fornece informações valiosas que incluem o índice de qualidade dos fios, dados sobre a eficácia dos hábitos de escovação, dicas personalizadas e recomendações de produtos.

“Ao usar tecnologias conectadas para atualizar o conceito da escova de cabelos — um acessório utilizado todos os dias pelo consumidor — Withings e Kérastase reinventaram a própria imagem da relação que uma pessoa pode ter com os seus cabelos e mostraram de que forma os aparelhos conectados podem revolucionar a indústria da beleza ”, disse Guive Balooch, Vice-Presidente Mundial da Incubadora de Tecnologia da Pesquisa e Inovação L’Oréal

A escova de alta qualidade funciona com uma bateria e se adapta aos diversos tipos de cabelos. O simples ato de escovar os cabelos dá início ao processo de coleta de dados.

A escova será comercializada a partir de meados de 2017 a um valor inferior a 200 euros, nos salões Kérastase e no site da marca, e através dos sites de venda online da Withings e seus canais de distribuição. No Brasil, ela chega em 2018!

Continua após a publicidade
Publicidade