Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Volta dos anos 90 é busca por uma época menos digital

Marcas de moda estão olhando para o passado para atingir os jovens Millenials

Por WGSN
Atualizado em 21 jan 2020, 02h46 - Publicado em 2 nov 2016, 10h00

Que os anos 90 estão de volta, não é uma grande novidade. Os Millenials, nascidos entre os 80 e 90, compõe uma geração sempre conectada e bombardeada de informações, além de viverem uma época economicamente insegura, com altas taxas de desemprego e instabilidade político-social, o que faz com que esses jovens adultos procurem refúgio em épocas menos digitais, e, teoricamente, mais simples, impulsionando esse forte sentimento de nostalgia típico dessa geração.

A busca pelo antigo fez com que marcas e serviços olhassem para o passado e reinventassem produtos das décadas em que Millenials eram apenas crianças, transformando a nostalgia em uma poderosa ferramenta de venda. Por isso vemos a influência dos anos 90 da TV e no cinema, com diversas séries e filmes da época sendo relançados, refeitos ou sequenciados – exemplos como Stranger Things, Full House, Twin Peaks e Trainspotting 2. Até as tecnologias se inspiram em uma era mais analógica, e vemos o retorno dos celulares de flip com características de smartphones (como GPS e Whatsapp). E é claro que isso também motivou a volta de tendências de moda como as chokers, os “mom jeans” e até a logo mania, todas típicas dos 90.

Por isso, marcas de moda que querem atingir jovens consumidoras estão olhando para essa década para pensarem em coleções que lembrem-os da época em que eram crianças. A loja nova yorkina Kith, do Brooklyn, lançou recentemente uma coleção de licenciamento com os Power Rangers; a Story, também de NY, que muda sua decoração de tempos em tempos de acordo com algum tema específico, se juntou a Nickelodeon para celebrar personagens da década de 90, em uma ação chamada Remember When (Lembra-se quando). Até os tênis de luzinha, que estão voltando com tudo depois das Olimpíadas, nos lembram os tênis que usávamos quando criança.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.